Publicada em: 04/08/05

Central de Intercâmbio constata aumento pela procura por trabalhos temporários nos EUA A necessidade de aprender um segundo idioma, o desejo de conhecer outras culturas e vantagem de ganhar temporariamente um salário em uma moeda mais valorizada que o Real são hoje as principais razões que incentivam jovens universitários brasileiros a procurarem programas de trabalho e estágio no exterior. Devido a estas e outras razões, a CI- Central de Intercâmbio, maior agência de turismo jovem, vem constatando um grande aumento na demanda pelo programa de Trabalho de Férias nos Estados Unidos, cuja temporada anual acaba de se iniciar. Para Tereza Fulfaro, Diretora Educacional da Central de Intercâmbio, as estatísticas vem aumento a cada ano e o interesse do jovem em buscar programas no exterior está cada vez maior. “Oferecemos programas de trabalho de férias e estágios remunerados anualmente, porém, nos últimos anos as estatísticas comprovam um aumento muito grande na demanda, especificamente para o programa temporário de Trabalho de Férias nos Estados Unidos”, disse Fulfaro. De acordo com as estatísticas da empresa, no ano de 2002, a demanda pelo programa de Trabalho de Férias nos EUA foi de 62.5%. Já em 2004 o aumento foi para 96%, ou seja, uma demanda de 33.5% maior que no ano de 2002. “Estamos surpresos com estes resultados e acreditamos que este ano de 2005 bateremos o recorde de estudantes brasileiros que embarcarão para a temporada 2005, já que nossas inscrições para as feiras de recrutamento do Trabalho de Férias nos Estados Unidos ainda estão abertas”, comentou Fulfaro. O programa Trabalho de Férias foi desenvolvido pela CI em conjunto com organizações americanas com a finalidade de proporcionar a jovens universitários brasileiros a oportunidade de vivenciar, durante suas férias, experiências culturais como trabalhar no exterior, aperfeiçoar o idioma e ter o contato com o “american way of life”. A temporada é de 3 a 4 meses de trabalho remunerado realizado no ramo de hotelaria, turismo, comércio e serviços. O estudante trabalha legalmente e recebe um salário de no mínimo U$5,15-- o salário mínimo americano. A carga horária de trabalho gira em torno de 20 a 50 horas semanais. Para participar o candidato deve ter entre 18 e 28 anos, conhecimentos no idioma e um vínculo universitário. Algumas empresas conhecidas são: Mc Donald’s, Wal-Mart, KFC, Arby’s e Taco Bell, Adam’s Mark Hotel, Barrier Island Time Share Resort e empresas de outras áreas como Fountainhead, Merritt e OBX Venture. Custos do programa: Taxa de Inscrição: R$50,00 para o teste de proficiência inglesa USD 100 inscrição USD 1140,00 (colocação da vaga+ seguro de viagem). Informações para imprensa: Assessoria de Comunicação- CI- Central de Intercâmbio Fabricia Bernardi- jornalista responsável - fbernardi@ci.com.br Pça Charles Miller, 152- Pacaembu-SP Fone:(11)3677-3612- Fax: (11)3672-4022