Publicada em: 17/06/16

CI Experience recebe universitários americanos para fazer intercâmbio no Brasil

Os estudantes irão estagiar em empresas, universidades ou atuar em organizações sociais durante dois ou três meses

O CI Experience Brazil, unidade de negócios de incoming da CI – Intercâmbio e Viagem, que oferece diversos programas nas áreas cultural, educacional e profissional voltados para o público internacional, recebeu 13 norte-americanos para estágio em empresas, universidades públicas e organizações sociais durante dois ou três meses.

O grupo de americanos é formado por universitários de diferentes instituições de ensino dos EUA e variadas áreas de atuação, como Comunicação, Economia, Negócios, Engenharia, entre outras. “A desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar e a exposição do Brasil, sede do Campeonato Mundial de Futebol, em 2014, ajudaram a incluir o país na rota do turismo internacional. Muitos estrangeiros passaram a encarar a região de outra maneira, o que fez com que se tornasse um destino em potencial para programas de intercâmbio”, explica a diretora da CI Experience Brazil, Paula Semer Prado.

A CI Experience Brazil oferece várias atividades aos intercambistas. Para quem pretende estagiar, as opções podem ser remuneradas ou não e são direcionados às áreas de estudo do universitário. “A ideia não é encaminhá-lo ao trabalho regular, mas permitir que vivencie a rotina do mercado brasileiro e aprenda com a cultura local”, ressalta.

Outra experiência interessante é o trabalho voluntário em instituições sociais ou ligadas ao meio ambiente. “O estrangeiro entrará em contato com uma realidade muito diferente do está acostumado, mas que poderá transformá-lo enquanto pessoa e cidadão do mundo. É uma experiência enriquecedora aos intercambistas, às instituições e às empresas”, explica a executiva.

A acomodação é outra questão importante, os intercambistas ficam hospedados em casas de família ou de pessoas que estejam dispostas a receber um estrangeiro pelo período do programa. “Os interessados em dar abrigo para estudantes de fora entram em contato com a CI, nós fazemos uma entrevista para identificar o perfil dos moradores da residência e indicamos a pessoa mais adequada para se hospedar lá. É comum cobrar-se um valor do estrangeiro para o auxílio nas despesas. Depende de cada caso”, conclui Paula.

Sobre a CI

A CI – Intercâmbio e Viagem – foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 27 anos de história, a agência já expandiu para 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com quase 100 unidades contratadas. Ao longo da sua história, a empresa foi responsável pelo embarque de mais de meio milhão de clientes para o exterior. Só em 2014, foram cerca de 80 mil.  A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para estudo, trabalho ou lazer. Cursos no Exterior, High School, Intercâmbio Teen e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens com idades entre 13 e 35 anos. A CI também possui um mundo de experiências com as empresas que fazem parte do grupo, como a CI Experience Brazil, responsável pelos programas incoming – que trazem estrangeiros para o Brasil; a Amaze, empresa especializada em viagens para estudantes do Ensino Fundamental e Médio e a Xcape, focada em viagens para universitários. A empresa foi eleita cinco vezes, pela Revista Viagem e Turismo, como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil e também recebeu o  prêmio Top of Mind, por ser a empresa de intercâmbio mais lembrada pelos paulistanos.