Publicada em: 08/09/08

Economia estável e real forte incentivam ida de brasileiros ao exterior

Até o final do ano, a CI estima atender 42 mil passageiros, 10% a mais em relação a 2007

São Paulo, 08 de setembro de 2008- A CI, maior agência de intercâmbio e turismo jovem do Brasil, completa este mês 20 anos de atuação. O mercado mudou bastante nessas últimas duas décadas, assim como a procura por cursos e trabalhos no exterior.

Apenas em 2007, a CI atendeu 35 mil passageiros. A meta de crescimento da CI para este ano é de 39%. De acordo com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o crescimento deve-se ao momento de estabilidade econômica do país, acompanhado pela queda da cotação do dólar, o que incentiva os brasileiros a viajarem mais ao exterior.

Nesses últimos 20 anos, aproximadamente meio milhão de pessoas viajou com a CI. Foram vendidos mais de 100 mil cursos de idiomas. Esse aumento também se comprova observando a expansão das franquias CI. A empresa, que começou com um pequeno escritório no bairro Higienópolis, em São Paulo, conta hoje com uma rede composta por quase 70 lojas espalhadas por todo o país, e cerca de 500 colaboradores. O faturamento quintuplicou nos últimos cinco anos.

“O intercâmbio se disseminou através de muito comprometimento das pessoas envolvidas com o negócio. Enviar ao exterior mais de 35 mil pessoas, em apenas um ano, mostra a responsabilidade e o altruísmo que um negócio requer. Para que tantos jovens divirtam-se e marquem suas vidas com uma experiência positiva, precisamos de muito profissionalismo”, comenta um dos sócio-fundadores da CI, Celso Garcia.

Dados da Belta
De acordo com a Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta), apenas em 2003, 34 mil brasileiros viajaram para fazer cursos no exterior. No ano seguinte, esse número saltou para 42 mil estudantes.

De 2004 para 2005, novo crescimento, dessa vez de 30%, ou seja, 54 mil estudantes. Em 2006 e 2007 novos índices de crescimento da procura por intercâmbio, muito devido às baixas do dólar que se sucederam nesses períodos, tornando a experiência mais acessível a muitos jovens.

Em 2008, a CI completa 20 anos no segmento de intercâmbio e turismo jovem e para marcar a data engajou-se em uma nobre causa: a conservação ambiental. A empresa assinou uma parceria com o WWF-Brasil com o intuito de colaborar para um mundo sustentável, além de conscientizar seu público, os jovens sobre essa luta tão essencial.
Ao longo desses anos a empresa se tornou a maior rede de lojas do segmento e uma referência em viagens que integram estudo, trabalho e lazer no Brasil e no mundo.