Publicada em: 15/10/15

Em tempos de crise: invista no intercâmbio para alavancar a carreira

Estudar em outro país desenvolve habilidades profissionais e pessoais e ajuda a destacar a pessoa no mercado de trabalho

Um profissional multicultural, que respeita a diversidade, sabe trabalhar em equipe e ainda é fluente em outro idioma.  Essas são algumas das habilidades desenvolvidas durante uma experiência de intercâmbio, e que são reconhecidas pelas empresas durante a entrevista de emprego. De acordo com a gerente de produtos da CI – Intercâmbio e Viagem -, Luiza Vianna, uma vivência em outro país agrega muito ao currículo e, no período de crise do país,  a pessoa acabará se destacando frente aos concorrentes. “Como estamos num momento de instabilidade econômica, investir parte das economias em um curso de inglês é uma opção extremamente interessante para quem procura uma oportunidade melhor no mercado de trabalho”, recomenda a gerente. Um estudo apresentado pela consultoria Catho mostra que o domínio de um idioma estrangeiro pode aumentar o salário em até 51,89%.

Segundo a executiva, realizar o intercâmbio em outro país ajuda a impulsionar a carreira em diversos aspectos.  “O contato com uma cultura diferente desenvolve algumas características que são muito valorizadas no universo corporativo. Outro ponto importante é a fluência em outro idioma, principalmente, com conhecimento específico na área de atuação. Dominar um segundo idioma apenas deixou de ser um diferencial e passou a ser um pré-requisito imprescindível em uma sociedade globalizada. Então, quanto mais conhecimento o profissional tiver do meio em que trabalha, mais ele se destaca diante dos demais”, explica a gerente.

A CI possui cursos de inglês, espanhol e alemão, entre outros. “Os programas de intercâmbio têm um conteúdo focado de acordo com cada perfil. No caso do executivo, o objetivo é o de aprimorar não apenas a fluência no idioma, mas trabalhar a linguagem específica do meio em que o profissional está inserido, como exemplo, inglês para advogados. E para o estudante, que ainda busca consolidar a carreira, o grande desafio é fazer com que a fluência do idioma escolhido agregue na sua evolução profissional e de vida ”, revela Luiza.  "Estudar em escolas de qualidade, para aprender a língua nativa do país, traz vivência de mundo e uma imersão em outra cultura", contemporiza a gerente.

Também é possível fazer um curso para aprender mais sobre outra área. O estudante se aprofunda em um novo idioma e em assuntos relacionados à temática escolhida, como Marketing ou Comércio Exterior. “Investir em cursos de idiomas de curta duração, nesse momento, irá agregar ao currículo da pessoa, dar um up na carreira, além de ser uma opção viável, com as facilidades de pagamento, como o parcelamento em até 24 vezes que a CI oferece, e com retorno garantido. E as opções de destinos são variadas, entre elas, EUA, Canadá, Inglaterra, Alemanha e Espanha”, conclui a gerente.

Para mais informações, acesse o site ci.com.br/upnocurriculo.

SERVIÇO:

Curso de Inglês para Executivo – Vancouver, Canadá

Escola: St Giles

Incluso: Curso de inglês para executivos ou profissionais 15 aulas por semana, acomodação em casa de família, quarto individual com meia pensão.

Valor: CAD 1463 ou ? R$?4.550

Passagem aérea para estudante: São Paulo / Vancouver / São Paulo: a partir de USD916

Curso de Alemão – Berlim, Alemanha

Escola: DID

Incluso: Curso de alemão regular 20 aulas por semana, acomodação em casa de família, quarto individual com meia pensão e taxa de matricula.

Valor: EUR 860 ou R$ ?3.950

Passagem aérea para estudante: São Paulo / Berlim / São Paulo: a partir de USD494

Curso de Espanhol para Negócios – Madrid, Espanha

Escola: Don Quijote

Incluso: Curso de espanhol para negócios, acomodação em casa de família, quarto individual com meia pensão e taxa de matrícula.

Valor: EUR 1533 ou R$ 7.037

Passagem aérea para estudante: São Paulo / Madrid / São Paulo: a partir de USD539

Sobre a CI

A CI – Intercâmbio e Viagem – foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 27 anos de história, a agência já expandiu para 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com quase 100 unidades contratadas. Ao longo da sua história, a empresa foi responsável pelo embarque de mais de meio milhão de clientes para o exterior. Só em 2014, foram cerca de 80 mil.  A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para estudo, trabalho ou lazer. Cursos no Exterior, High School, Intercâmbio Teen e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens com idades entre 13 e 35 anos. A CI também possui um mundo de experiências com as empresas que fazem parte do grupo, como a CI Experience Brazil, responsável pelos programas incoming – que trazem estrangeiros para o Brasil; a Amaze, empresa especializada em viagens para estudantes do Ensino Fundamental e Médio e a Xcape, focada em viagens para universitários. A empresa foi  eleita cinco vezes, pela Revista Viagem e Turismo, como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil e também recebeu o  prêmio Top of Mind, por ser a  empresa de  intercâmbio mais lembrada pelos paulistanos.