Publicada em: 25/06/09

Franqueada CI Lança Guia de Turismo – O Profissional e a Profissão pela Editora SENAC-SP

Livro aborda conceitos e práticas para o profissional do turismo

São Paulo, 25 de junho de 2009 – A diretora da franquia de São José dos Campos (SP) da CI (www.ci.com.br), Adriana de Menezes Tavares, anuncia o lançamento do Guia de Turismo – O Profissional e a Profissão (Ed. SENAC-SP). No próximo dia 02 de julho (quinta-feira), haverá a noite de autógrafos no 4ª Salão do Turismo, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo.

O livro destina-se aos profissionais de turismo, professores, estudantes e ao público em geral, já que apresenta estudos de casos verídicos de guias de turismo e turistas, em suas viagens pelo mundo. Nos 11 capítulos do livro, o leitor terá conhecimento de importantes conceitos e técnicas práticas para a profissão de guia de turismo, além de dicas para o dia-a-dia do profissional, a fim de prepará-lo para a realidade do mercado de trabalho e para o desenvolvimento de sua carreira.

Com ampla formação acadêmica no setor de turismo, as autoras Adriana de Menezes Tavares e Silvia Chimenti conseguiram reunir nas 253 páginas do livro, que já está na 2ª edição, importantes orientações sobre a profissão, abordando questões para discussão e debate, despertando para a reflexão e incentivando a criação de novas soluções para os impasses da área.

Autoras
Adriana de Menezes Tavares, natural de São Paulo, mestre em Turismo Ambiental e Cultural: Planejamento e Gestão pelo Centro Universitário Ibero-Americano (UNIBERO);formada em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Atuando há vinte anos no mercado de turismo, trabalhou como monitora e coordenadora de lazer e recreação, agente de viagens, guia de turismo e professora de ensino superior, ministrando aulas e palestras para alunos e integrantes do trade. Preocupada com o fomento do turismo nacional emissivo e receptivo, tem o foco de trabalho voltado para a área operacional de operadoras e agências de turismo, inclusive formando, capacitando e ajudando no desenvolvimento de profissionais para a área. Atualmente é diretora da franquia da CI, a maior empresa de intercâmbio e turismo para jovens do país, com mais de 70 lojas. É também autora do livro “City Tour” da coleção ABC do Turismo e participa do livro "Agências de Viagens e Turismo - Práticas de Mercado".

Silvia Inês Chimenti de Oliveira, natural de São Paulo, pós-graduada em Turismo Ambiental e Cultural: Planejamento e Gestão pelo Centro Universitário Ibero-Americano (UNIBERO); formada em Programação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em curso de guia de turismo pela EMBRATUR.
Professora há doze anos, opera na área de turismo há dezoito. Atuou como monitora e coordenadora de lazer e recreação, guia de turismo, coordenadora de emissivo e receptivo, gerente-geral e diretora operacional de agência de turismo. Conviveu com os problemas e desafios de mercados promissores brasileiros, como os estados da Bahia e de São Paulo, buscando soluções e participando ativamente do trade turístico. Atualmente é pesquisadora e professora de ensino superior de diversas disciplinas em turismo e hotelaria, participando de eventos nacionais e internacionais e ministrando palestras.

Serviço:
Noite de Autógrafos
Data: 02 de julho de 2009
Horário: 19hs
Local: Estande 25 – CNC/SESC/SENAC – Rua K, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana - São Paulo/SP

Para mais informações, entre em contato com a CI São Paulo/SP (11) 3677-3600, CI São José dos Campos/SP (12) 3204-4665, Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, Porto Alegre/RS (51) 3346-4654, Brasília/DF (61) 3340-2040, Goiânia/GO (62) 3093-4353, ou acesse www.ci.com.br, para mais endereços.

A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Possui mais de 60 lojas e em seus 20 anos de atividade, já embarcou mais de meio milhão de pessoas para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer. A CI oferece diversas opções de intercâmbio para vivência internacional, como curso de idiomas em mais de 25 países, intercâmbio de férias para adolescentes, high school, programa de au pair, estágios e trabalhos remunerados, cursos profissionalizantes e de extensão universitária, seguro e assistência de viagem, emissão de passagens aéreas e tarifas especiais para estudantes, reserva de acomodações e mochilão exclusivo pela Europa.