Publicada em: 28/11/14

High School: Uma aventura estudantil

Inglaterra e Nova Zelândia estão entre os países mais atrativos para cursar parte do ensino médio

Cursar o ensino médio em outro país é uma aspiração de vários adolescentes brasileiros. E com a melhora do poder aquisitivo das famílias, oferecer a possibilidade aos filhos de frequentar a tão sonhada  High School se tornou um objetivo cada vez mais acessível.  Alinhadas a esta demanda, que não é uma tendência apenas no Brasil, escolas do mundo todo desenvolvem todos os dias programas para estrangeiros de diversas partes do globo, com idade entre 15 e 18 anos, que pretendem aprimorar o idioma, vivenciar outra cultura e completar parte dos estudos no exterior.

A CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil, trabalha em parceria com escolas de ensino médio de 13 países ao redor do mundo. O gerente de produtos da empresa, André Simonetti, destaca duas delas. “A escola Cats, da Inglaterra, é conhecida pelo foco acadêmico, já que prepara os estudantes para cursarem uma universidade fora do país de origem. Outra opção interessante é a escola Kerikeri High School, da Nova Zelândia, que combina estudos com diferentes atividades esportivas, como golf, vela, equitação e surf”, explica.

A escola neozelandesa tem uma consolidada tradição em iatismo. Com isso, alia teoria e prática nos programas de um semestre ou um ano. “É uma experiência diferente, não só pela localização, já que a Nova Zelândia é conhecida pela cultura e pelas belas paisagens naturais, mas também pelo diferencial do programa. O aluno tem o ensino regular, somado com a prática esportiva, que desenvolve outras habilidades. E o principal é a vivência internacional em si, que transforma qualquer pessoa”, relata Simonetti. A Kerikeri é uma escola pública e tradicional no país, frequentada por nativos na sua maioria.

Diferente da escola Cats, na Inglaterra, que é uma escola privada que atrai estudantes do mundo inteiro. Ela tem unidades em três cidades: Londres, Cambridge e Canterburry. “As escolas inglesas são reconhecidas mundialmente pela qualidade do ensino. Por isso, muitos pais decidem investir na educação dos filhos para que, futuramente, eles sejam aceitos em uma universidade internacional de renome”, destaca o gerente. A acomodação varia de escola para escola. Na Nova Zelândia, os estudantes ficam em casa de família e podem conhecer mais sobre os costumes e a cultura do povo neozelandês. Na Inglaterra, os alunos ficam em dormitórios próximos da escola. A vantagem é que os dormitórios ingleses são habitados por estudantes do mundo todo. “É mais uma oportunidade de troca cultural”, afirma. Em cada prédio ou casa, tem um monitor responsável pela disciplina e pela segurança dos alunos.

Para fazer High School em outro país, é necessário escolher uma empresa competente para intermediar o processo com transparência. De acordo com Simonetti, a procura pelo programa de High School tem aumentando constantemente. “Afinal, o filho vai ficar fora de casa por um semestre, um ano letivo, ou até mais em alguns casos. Com isso, os pais precisam se certificar que ele estará em uma instituição eficiente e segura”, alerta Simonetti. “A  CI trabalha com mais de 80 escolas pelo mundo  e, em 26 anos de atuação, tem consolidado essas parcerias. Em 2014, a CI espera que a procura chegue a aumentar em 50%”, comemora o gerente.

O Ministério da Educação (MEC) e as Delegacias de Ensino reconhecem o período cursado no exterior. “Os pais e os estudantes não precisam se preocupar quanto a isso. Os órgãos competentes consideram a equivalência das matérias e o estudante conclui o ensino médio no mesmo tempo”, finaliza Simonetti.

SERVIÇO:

Valor do programa na escola KeriKeri High School com equitação: Programa de 1 semestre letivo, com início em Julho de 2015, R$ 42.050,00 *

Valor do programa na escola CATS Canterbury: Programa de 1 semestre letivo, com início em Janeiro de 2015, com acomodação no dormitório em quarto duplo, R$ 90.640,00 **

* Câmbio do dia do Dólar Neo Zelandês de R$ 2,11

** Câmbio do dia da Libra Esterlina de R$ 4,12

OS VALORES ACIMA ESTÃO SUJEITOS À ALTERAÇÃO SEM PRÉVIO AVISO

Sobre a CI

A CI – Central de Intercâmbio e Viagens – foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 26 anos de história, a agência já expandiu para 21 estados brasileiros, com mais de 70 unidades e também já embarcou mais de meio milhão de clientes. Só em 2013, a empresa foi responsável por mais de 70 mil embarques para o exterior. A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para lazer, estudo ou trabalho. Cerca de 700 profissionais treinados atuam na área para desenvolver roteiros personalizados e para dar toda a orientação e suporte necessários para quem vai fazer um intercâmbio ou viajar. High School, Intercâmbio Teen, Cursos de Idiomas e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens com idades entre 13 e 35 anos. O trabalho desenvolvido pela CI fez com que ela fosse eleita cinco vezes, pela Revista Viagem e Turismo, como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil.