Publicada em: 15/03/13

Intercambista relata experiência de trabalho voluntário na África do Sul

Entre predadores e nativos, ela superou desafios e aprendeu que ajudar o próximo é uma das melhores maneiras de aprender com o mundo

Por meio da CI, uma das maiores empresas de intercâmbio e turismo jovem do País, a mineira Clarissa Nacif, estudante de Ciências Biológicas, professora de inglês e apaixonada pela natureza, se divertiu, se surpreendeu, superou desafios e viveu experiências únicas quando foi intercambista em um trabalho voluntário na África do Sul, em 2012.

Cleu, como gosta de ser chamada, viveu façanhas dignas de enredo de filme ou de livro de aventuras. Como quando ficou frente a frente com elefantes no Knysna Elephant Park, na África do Sul, ou quando um leopardo de nome “Lost” fugiu e se perdeu (olhe só a ironia!) na vila dos voluntários, causando uma verdadeira estratégia de resgate. Mas vale destacar que todas as aventuras são sempre acompanhadas por guias experientes e não oferecem risco aos participantes.

A CI oferece programas de trabalho voluntário desde 2007 e nos últimos três anos registrou alta de mais de 200% na procura. De acordo com Gisele Mainardi, gerente de produto da CI, o voluntariado é mais comum em países europeus e norte-americanos, já no Brasil a modalidade ainda é recente. “Mas esse engajamento está atingindo cada vez mais brasileiros de todas as idades, que buscam no trabalho voluntário aprendizado e contato com outras culturas. Sem contar que essa experiência ajuda também profissionalmente, pois as empresas dão prioridade para pessoas engajadas e com vivência internacional”, comenta.

Entre os programas oferecidos, há opções no Nepal e na Índia, auxiliando professores da rede pública de ensino, orfanatos e asilos; no Zimbábue, realizando atividades ambientais voltadas à preservação e aos cuidados dos animais conhecidos como The Big Five (leões, leopardos, búfalos, rinocerontes e elefantes); na Namíbia, em um santuário de felinos em convivência com os animais e nativos; na África do Sul, em diversos projetos sociais e ambientais interagindo com crianças ou melhorando a vida de idosos da região; no Peru, ajudando comunidades necessitadas; e em Botsuana, em projetos sociais e de preservação da natureza.

Para Clarissa, que realizou trabalhos voluntários em quatro regiões diferentes da África do Sul, a experiência foi a melhor de sua vida e ela diz que faria tudo de novo. “Quando eu fui embora do Lion Park, chorei muito. Foi difícil me despedir daqueles lindos leões, mas já no Elephant Park o desafio foi me despedir das pessoas”. A jovem comenta ainda sobre o convívio com os nativos e outros voluntários. “É impossível não ser contagiada por suas risadas e seus sorrisos amplos. Ou como o poeta Fernando Pessoa explicaria melhor: ‘E a minha alma alegra-se com seu sorriso, um sorriso amplo e humano, como o aplauso de uma multidão’”, compara.

Mais informações sobre esses programas você encontra em http://www.ci.com.br/trabalhar-no-exterior/trabalho-voluntario ou pela central de atendimento CI (11) 2110-7460.

A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Possui mais de 60 lojas e, em seus 25 anos de atividade, já embarcou milhares de pessoas para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer. Oferece curso de idiomas em mais de 25 países, intercâmbio de férias para adolescentes, high school, programas de estágio e trabalho remunerado, au pair, cursos profissionalizantes, visitas técnicas, graduação, pós-graduação, extensão e MBA. Além de passagens aéreas e tarifas especiais para estudantes, seguro e assistência de viagem, passes de trem, reserva de hotéis, mochilão pela Europa e diversos serviços para tornar o intercâmbio e a viagem uma experiência inesquecível.