Publicada em: 25/10/13

Os oito passos que todo intercambista deve seguir para uma viagem sem sustos

O número de brasileiros que buscam fazer intercâmbio cresce a cada ano. As várias opções e vantagens que essas viagens trazem a quem as faz têm atraído muitos jovens. A decisão para fazer essa viagem não é simples e, por isso, alguns cuidados podem ser tomados para que tudo corra conforme o planejado, sem sustos.

“Medidas simples de segurança são indispensáveis para uma viagem ao exterior fluir sem qualquer tipo de problema, seja durante um período longo, por exemplo, um programa de high school, ou um estudo de poucas semanas”, explica a diretora Educacional da CI, Tereza Fulfaro. Além da segurança, outras questões são fundamentais na escolha ideal.

Escolher uma viagem de intercâmbio adequada ao seu perfil e personalidade é fundamental para que a experiência seja ainda mais interessante. Preparar-se com antecedência para esse passo é muito importante e a CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do País, preparou uma lista com alguns passos para ajudar os viajantes.

Veja as oito dicas que a CI preparou para quem quer ter uma viagem de intercâmbio:

1)      Agência dever ter renome e referências

A primeira coisa para se preocupar é a escolha da empresa. Verifique se a agência já é consolidada no mercado e filiada a associações reguladoras de turismo como a Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais) e a Abav (Associação Brasileira de Agência de Viagens).

2)      Escolha um destino que cative e combine com você

São muitas culturas e costumes espalhados ao redor do mundo e um certamente combina com você. Vá para um país que te desperte curiosidade, não só levando em conta o idioma ou o curso escolhido. Para explorar o destino ao máximo, prefira estar perto de estrangeiros a conterrâneos. Procure um consultor e fale de seus gostos e preferências: também é função desses profissionais orientar sobre o seu possível destino ideal.

3)      Pesquise e escolha a melhor hospedagem para você

As agências costumam oferecer mais de uma opção de estadia para o viajante. Se vai ficar em casa de família, entre em contato com os anfitriões, conheça-os. Estão na cidade faz tempo? Têm animais de estimação, crianças? Se for ficar em hotel, hostel ou outro tipo de acomodação do gênero, veja se o preço, a localização e as condições dadas pelo estabelecimento compensam.

4)      Você está fora de casa: conheça os costumes e leis locais

Com o destino já escolhido, vem a lição de casa do viajante. Pesquise e entenda a legislação do país que você vai, já que há muita variação de um destino para outro. Além de leis, muitos destinos têm culturas bastante diferentes das nossas, com relação a comportamentos e costumes. Estude-as, pois isso evita sustos e complicações em seu intercâmbio.

5)      Estude o idioma e deixe a vergonha no Brasil

Tenha noções da língua do destino antes de viajar, mesmo que básicas. Isso te ajudará a se integrar de maneira mais rápida com o novo meio cultural. Leitura e TV no idioma local são importantes, antes e durante a viagem. Que tal assistir um filme no idioma que você vai escutar durante o intercâmbio, para ir se familiarizando? Não tenha medo de se expressar– afinal, é uma viagem para aprender - e converse sempre que tiver oportunidade, seja em uma fila, no ônibus, no museu ou no parque. Saia para fazer compras e experimente a sensação de adquirir independência em um novo idioma.

6)      Veja quais as burocracias para desembarcar no país

A maioria dos países pede passaporte específico de estudante para ingresso no país: se oriente e não deixe para tirá-lo em cima da hora. Não dispense um seguro de saúde, mesmo para viagens curtas. Em alguns países, é item obrigatório para poder entrar. Se tomar algum tipo de medicação constante, leve-as daqui, acompanhadas das devidas receitas.

7)      Planeje o gasto financeiro e fique atento à variação da moeda

É possível fazer economias mesmo viajando para o exterior. Planejamento financeiro é essencial para evitar surpresas antes e durante sua viagem. Acompanhe o câmbio da moeda do seu país de destino e do dólar americano. Quando estiverem mais baixos, não hesite em comprá-los. Tente prever gastos com alimentação, transporte, presentes e diversão. Sempre pesquise preços e gaste com bom senso em sua viagem.

8)      Prepare-se para as mudanças naturais de um intercâmbio

Fazer intercâmbio é uma experiência desafiadora. Você estará em outro país, com outra cultura e poucas – ou nenhuma - pessoa que você conhece. Essa é uma oportunidade de crescimento e amadurecimento pessoal. É instigante conhecer um novo mundo e estar aberto para mudanças.

Agora, seguindo essas dicas, ficou mais fácil escolher um destino para o seu intercâmbio. “Essa é uma experiência única na vida de um jovem, pois, além da experiência de vida que o estudante ganha, vivenciando uma nova cultura, o peso no currículo de uma viagem como essa é cada vez mais considerado pelas empresas. A grande maioria das companhias já considera o intercâmbio um grande diferencial”, comenta Tereza.

A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Há 25 anos no mercado, possui 70 lojas em todo o país e já embarcou mais de meio milhão de pessoas para programas que unem estudo, trabalho e lazer no exterior. Curso de idiomas em mais de 25 países, intercâmbio de férias para adolescentes, high school, programas de estágio e de trabalho remunerado, au pair, cursos profissionalizantes, visitas técnicas, graduação, pós-graduação, extensão e MBA, além de um serviço completo para viagens nacionais e internacionais que inclui emissão de passagem aérea, tarifas especiais para estudantes, seguro e assistência de viagem, passes de trem, reserva de hotéis, aluguel de carro e o exclusivo Mochilão em diversos países.

É a única empresa de intercambio do Brasil com SAC 7 dias por semana, 365 dias por ano. Em 2013, foi eleita pela quarta vez a Melhor Operadora de Intercâmbio do Brasil pelos leitores da Revista Viagem e Turismo.