Publicada em: 18/09/17

Programa de intercâmbio permite ganhar experiência profissional enquanto estuda inglês

Conciliar rotina de trabalho com curso de idiomas garante imersão completa em solo estrangeiro

Fazer intercâmbio para aperfeiçoar um idioma em outro país e ter a chance de trabalhar durante a viagem é uma possibilidade que potencializa o efeito de qualquer experiência internacional, pois permite praticar a língua com nativos e absorver a cultura cotidiana na prática. Segundo pesquisa realizada pela Belta - Brazilian Educational & Language Travel Association, a associação das agências de Intercâmbio, aprender outro idioma, melhorar o currículo e adquirir bagagem sobre o mercado de trabalho são as principais razões citadas pelos brasileiros para morar fora.

Pensando nessa realidade, a CI Intercâmbio e Viagem realizará a Feira Trabalhar e Estudar – Irlanda e Austrália, no dia 16 de setembro, em São Paulo, direcionada para quem pretende fazer um intercâmbio que alie curso de idioma e trabalho em algum dos dois países. A feira acontecerá também em outras duas cidades, Rio de Janeiro e Porto Alegre, nos dias 19 e 21 de setembro, respectivamente.

O programa Trabalhar e Estudar é voltado para pessoas acima de 18 anos e que permite fazer um curso e estar em um emprego de meio período. “Dessa maneira, os estudantes podem aproveitar a vivência em solo estrangeiro sem deixar de lado o aperfeiçoamento do inglês e a bagagem que só o mercado de trabalho oferece”, pontua Eduardo Frigo, gerente de produtos da CI.

Cada destino possui suas regras em relação à permissão para trabalhar no território. Na Austrália, é possível ingressar no mercado de trabalho quando existe matrícula em um curso de idioma ou profissionalizante de pelo menos 14 semanas de duração. Já na Irlanda, é necessário frequentar um curso de inglês de pelo menos 25 semanas, o que garante um visto de permanência de oito meses.

Mesmo que a procura por vagas de trabalho fique a cargo do aluno, ele pode contar com o auxílio tanto da CI, em suas unidades na Austrália e na Irlanda, com suporte total ao cliente para resolução de problemas e orientações gerais, como da escola que está matriculado, que realiza workshops para guiar os intercambistas pelas etapas do processo de contratação. “É preciso estar preparado para trabalhar em cargos de mão-de-obra básica, ou seja, ocupações relacionadas à prestação de serviços ou que envolvem atendimento ao público”, diz Frigo.

O gerente acrescenta que esse cenário deve ser encarado de maneira positiva, pois permite ao estudante testar as habilidades aprendidas no curso. “Quando o aluno é inserido no mercado de trabalho, consegue praticar nas mais diversas situações do dia a dia”, finaliza.

Qualquer que seja o destino escolhido para trabalhar e estudar, a certeza é de que se trata de uma escolha acertada para quem quer estudar inglês e vivenciar experiências únicas do cotidiano de outro país.

Para conhecer a programação da Feira Trabalhar e Estudar – Austrália e Irlanda acesse: http://ci.com.br/feira