Publicada em: 14/11/14

Programas de intercâmbio trazem estrangeiros para o Brasil

A CI Experience oferece programas de estágio remunerado, esporte, português e turismo no país

Dados da Belta - Brazilian Educational & Language Travel Association – revelam que o mercado de intercâmbio, no Brasil, cresce 20% ao ano. Além dos programas de intercâmbio e viagem voltados para brasileiros que querem estudar ou trabalhar no exterior, cada vez mais a demanda de estrangeiros que desejam vir ao Brasil para aprender o português, viajar, fazer estágio remunerado, um programa de esporte ou realizar um trabalho voluntário na área social ou ambiental, se torna significativa.

Atenta a este mercado, em 2014, a CI​, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país,​ desenvolveu ​o primeiro programa de​ incoming​,​que possibilita que estrangeiros venham para o Brasil, chamado CI Experience. “A estabilização da economia brasileira nos últimos anos e, mais recentemente,  a realização da Copa do Mundo, colocaram definitivamente o Brasil na rota do turismo internacional. Muitos estrangeiros passaram a elencar o País como um dos principais destinos para viajar e também para fazer programas de intercâmbio”, explica a diretora da CI, Paula Prado. “A CI Experience oferece uma variedade de atividades para os intercambistas. Para quem pretende trabalhar, por exemplo, os estágios são remunerados e direcionad​os para quem deseja ficar entre um e doze meses no Brasil. A ideia não é encaminhá-lo para um trabalho regular ou com salários altos, mas sim, que ele vivencie a rotina do mercado brasileiro e aprenda com a cultura local”, ressalta.

E para aqueles que querem conhecer diferentes destinos e as belezas naturais do Brasil, cidades como Florianópolis, Curitiba e Salvador estão entre as alternativas. A CI Experience também oferece programas ligados ao esporte, como capoeira, surf e mergulho, aliados a um curso de duas semanas voltado ao aprendizado da língua portuguesa. Como o futebol é o esporte mais popular do país, a CI Experience também oferece um programa exclusivo, que promove a vivência no idioma por meio da prática do esporte (Football Training Program).

Conforme Paula, os adolescentes estrangeiros que pretendem estudar fora também têm a oportunidade de fazer um semestre do ensino médio aqui no Brasil. “É um experiência inesquecível, com muitos desafios e aprendizados. É uma troca intensa para quem vem estudar e para os jovens brasileiros que entram em contato com outros hábitos e culturas”, explica. “Outra vivência interessante no país é o trabalho voluntário em instituições sociais ou ligadas ao meio ambiente. O estrangeiro vai entrar em contato com uma realidade muito diferente da sua, mas que pode transformá-lo enquanto pessoa e cidadão do mundo”, conclui a executiva.

Sobre a CI

A CI – Central de Intercâmbio e Viagens – foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 26 anos de história, a agência já expandiu para 21 estados brasileiros, com mais de 70 unidades e também já embarcou mais de meio milhão de clientes. Só em 2013, a empresa foi responsável por mais de 70 mil embarques para o exterior. A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para lazer, estudo ou trabalho. Cerca de 700 profissionais treinados atuam na área para desenvolver roteiros personalizados e para dar toda a orientação e suporte necessários para quem vai fazer um intercâmbio ou viajar. High School, Intercâmbio Teen, Cursos de Idiomas e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens com idades entre 13 e 35 anos. O trabalho desenvolvido pela CI fez com que ela fosse eleita cinco vezes, pela Revista Viagem e Turismo, como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil.