Publicada em: 14/11/14

Programas de intercâmbio trazem estrangeiros para o Brasil

A CI Experience oferece programas de estágio remunerado, esporte, português e turismo no país

Dados da Belta - Brazilian Educational & Language Travel Association – revelam que o mercado de intercâmbio, no Brasil, cresce 20% ao ano. Além dos programas de intercâmbio e viagem voltados para brasileiros que querem estudar ou trabalhar no exterior, cada vez mais a demanda de estrangeiros que desejam vir ao Brasil para aprender o português, viajar, fazer estágio remunerado, um programa de esporte ou realizar um trabalho voluntário na área social ou ambiental, se torna significativa.

Atenta a este mercado, em 2014, a CI?, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país,? desenvolveu ?o primeiro programa de? incoming?,?que possibilita que estrangeiros venham para o Brasil, chamado CI Experience. “A estabilização da economia brasileira nos últimos anos e, mais recentemente,  a realização da Copa do Mundo, colocaram definitivamente o Brasil na rota do turismo internacional. Muitos estrangeiros passaram a elencar o País como um dos principais destinos para viajar e também para fazer programas de intercâmbio”, explica a diretora da CI, Paula Prado. “A CI Experience oferece uma variedade de atividades para os intercambistas. Para quem pretende trabalhar, por exemplo, os estágios são remunerados e direcionad?os para quem deseja ficar entre um e doze meses no Brasil. A ideia não é encaminhá-lo para um trabalho regular ou com salários altos, mas sim, que ele vivencie a rotina do mercado brasileiro e aprenda com a cultura local”, ressalta.

E para aqueles que querem conhecer diferentes destinos e as belezas naturais do Brasil, cidades como Florianópolis, Curitiba e Salvador estão entre as alternativas. A CI Experience também oferece programas ligados ao esporte, como capoeira, surf e mergulho, aliados a um curso de duas semanas voltado ao aprendizado da língua portuguesa. Como o futebol é o esporte mais popular do país, a CI Experience também oferece um programa exclusivo, que promove a vivência no idioma por meio da prática do esporte (Football Training Program).

Conforme Paula, os adolescentes estrangeiros que pretendem estudar fora também têm a oportunidade de fazer um semestre do ensino médio aqui no Brasil. “É um experiência inesquecível, com muitos desafios e aprendizados. É uma troca intensa para quem vem estudar e para os jovens brasileiros que entram em contato com outros hábitos e culturas”, explica. “Outra vivência interessante no país é o trabalho voluntário em instituições sociais ou ligadas ao meio ambiente. O estrangeiro vai entrar em contato com uma realidade muito diferente da sua, mas que pode transformá-lo enquanto pessoa e cidadão do mundo”, conclui a executiva.

Sobre a CI

A CI Intercâmbio e Viagem foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 29 anos de história, a agência já expandiu para 22 estados brasileiros e 4 países (Austrália, Irlanda, Nova Zelândia e Canadá), com mais de 130 unidades contratadas, sendo hoje a empresa mais reconhecida no segmento. A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para estudo, trabalho ou turismo. Cursos no Exterior, High School, Intercâmbio Teen, Trabalhar e Estudar e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens de 13 a 35 anos. Ao longo da sua história, a empresa foi responsável pelo embarque de mais de meio milhão de clientes para o exterior. Para entregar uma solução completa para o cliente, a CI possui um mundo de experiências com as unidades de negócios que fazem parte do grupo, como a Amaze, empresa especializada em viagens para estudantes do Ensino Fundamental e Médio; a Amaze Sports; a CI Universidades; a CI Seguros; e a CI Vistos.