Acontece na CI

Publicada em: 04/11/13

8 passos que todo intercambista deve seguir para uma viagem sem sustos

Confira algumas dicas para fazer seu tão sonhado intercâmbio não virar um pesadelo.

O número de brasileiros que buscam intercâmbio cresce a cada ano e se preparar para uma viagem dessas exige alguns cuidados básicos. Separamos 8 dicas que vão facilitar a sua vida e garantir que você curtirá cada segundo com tranquilidade:

1. A agência dever ter renome e referências

A primeira coisa para se preocupar é a escolha da empresa. Verifique se ela já é consolidada no mercado e filiada a associações reguladoras como a Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais) e a Abav (Associação Brasileira de Agência de Viagens).

2. Escolha um destino que combina com você

São muitas culturas e costumes espalhados pelo mundo e certamente vários deles combinam com você. Escolha um destino que pareça interessante e não leve em consideração apenas o idioma ou curso escolhido. Para explorar o destino ao máximo, prefira estar perto de estrangeiros.

3. Pesquise e escolha a melhor hospedagem de acordo com o seu perfil

As agências costumam oferecer mais de uma opção de estadia para o viajante. Se for ficar em casa de família, entre em contato e conheça-os. Se for ficar em hotel, hostel ou outra acomodação do tipo, veja se o preço, a localização e as condições valem a pena.

4. Você está fora de casa: conheça os costumes e leis locais

Com o destino já escolhido, vem a lição de casa: pesquise e entenda a legislação do país. Além de leis, muitos destinos têm culturas bastante diferentes das nossas, com relação a comportamentos e costumes. Estudá-los pode evitar sustos e complicações no seu dia a dia.

5. Estude o idioma e deixe a vergonha no Brasil

Tenha noções da língua do destino antes de viajar, mesmo que básicas. Chegando lá, não tenha medo de se expressar, afinal você viajou para aprender! Saia para fazer compras e experimente a sensação de ganhar independência em um novo idioma.

6. Veja as burocracias para desembarcar no país

A maioria dos países pede passaporte específico de estudante para ingresso, por isso não deixe para tirá-lo em cima da hora. Não abra mão também de um seguro de saúde, mesmo para viagens curtas. Em alguns países, é item obrigatório para poder entrar. Se você toma algum tipo de medicação constante, leve-a daqui, acompanhada das devidas receitas.

7. Planeje o gasto financeiro e fique de olho nas variações da moeda

Planejamento financeiro é essencial para evitar surpresas antes e durante sua viagem. Acompanhe o câmbio da moeda do seu país de destino e do dólar americano e quando eles estiverem mais baixos, não hesite em comprá-los. Tente prever gastos com alimentação, transporte, presentes e diversão. Sempre pesquise preços e gaste com bom senso.

8. Prepare-se para as mudanças naturais de um intercâmbio

Fazer intercâmbio é uma experiência desafiadora. Você estará em outro país, com outra cultura e poucas – ou nenhuma - pessoa que você conhece. Essa é uma oportunidade de crescimento e amadurecimento pessoal. Se você estiver aberto para essas mudanças, vai descobrir um novo mundo e ganhar uma visão completamente diferente da vida.

Depois de conferir todas essas dicas, você já pode começar a planejar seu intercâmbio. E a CI pode ajudar você e facilitar esse momento tão importante. Confira nossas opções de intercâmbio e cursos no exterior. Uma delas, com certeza, tem a sua cara.

 

Veja também

Novidades CI