Acontece na CI

Publicada em: 13/04/09

Londres a favor da sustentabilidade

Conheça o o Love London, maior Festival Verde do planeta, e o condomínio BedZed, construído no conceito Green Building, 100% sustentável.

Love LondonO Love London é um dos maiores festivais verdes do mundo e será realizado entre os dias 4 e 28 de junho desse ano em Londres, na Inglaterra. Durante todo o mês, a cidade oferecerá diversos eventos sobre sustentabilidade, com a participação de pessoas de diferentes partes do mundo, compartilhando idéias e atitudes ambientalmente responsáveis.

Os eventos serão gratuitos e terão o objetivo de dar dicas de como cada um pode contribuir para uma cidade mais limpa, verde e auto-sustentável. Haverá a participação de empresas “verdes”, que uniram-se aos patrocinadores do evento para apresentar produtos sustentáveis. Dessa maneira, os participantes do festival ainda poderão aprender mais sobre consumo consciente.

BedZedA capital britânica também serve de exemplo para o mundo quando o assunto é construção sustentável. Londres foi pioneira ao construir, em 2002, o BedZed, um condomínio totalmente sustentável, no bairro de Surrey. O empreendimento tem a proposta de reduzir a emissão de carbono e de reutilizar os recursos naturais, para melhorar a qualidade de vida. Esse tipo de construção é baseada no conceito Green Building, um projeto arquitetônico elaborado de acordo com as normas da preservação e conservação do meio-ambiente, através da economia e da reutilização da energia, da água e da reciclagem de materiais.

No BedZed, toda forma de calor desprendida nas atividades diárias – como cozinhar ou assistir televisão – é reaproveitada. Esse sistema garante que qualquer maneira de geração de calor não seja desperdiçada, acabando com a necessidade de utilizar energia elétrica para esse fim.

O condomínio utiliza painéis de energia solar, materiais reciclados, equipamentos de ventilação com ar natural para refrigerar e aquecer ambientes, cobertura de grama para impedir as “ilhas de calor” produzidas pelas grandes cidades, entre outros recursos Viagem Sustentáveltecnológicos. O conceito de arquitetura sustentável implantado por Londres fez tanto sucesso, que os mentores do projeto já estão desenvolvendo uma eco-cidade na China.

Quando for a Londres, não deixe de conhecer o BedZed, que possui um apartamento decorado. A visita pode contar com o auxílio dos idealizadores do projeto, que irão explicar cada detalhe e como é possível o mundo adotar o conceito greenbuilding de construção para um mundo melhor.  É só procurar o BioRegional Development Group  e agendar a sua visita.

Assista o vídeo abaixo e saiba mais sobre a sustentabilidade em Londres: 


fonte: globo.com

Veja também

Novidades CI